Inscrições para seletivo da prefeitura de Alto Araguaia estão abertas

Inscrições para seletivo da prefeitura de Alto Araguaia estão abertas
Alto Araguaia, MT - Um triste dado estatístico acomete dezenas de pessoas no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). A dependência em bebida alcoólica. Embora essa dura realidade, a prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem feito um trabalho de encaminhamento de dezenas de pessoas para tratamento em uma clínica especializada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. [caption id="attachment_25496" align="alignleft" width="319"]DSC04295 Pacientes recebem todo acompanhamento necessário por parte da prefeitura[/caption] Do início do ano até agora, cerca de 170 pessoas já passaram por tratamento. O encaminhamento é uma rotina constante. O trabalho conta com o apoio dos servidores Salatiel Alves Pereira, o Tiel; Epaminondas de Carvalho Goulart e Domingos Moreira dos Santos. Somente no último domingo (01) mais 17 pessoas. A previsão é que até o final do ano mais pessoas sejam encaminhadas para tratamento. Uma pesquisa sobre drogas apontou que 11,2 % da população brasileira é dependente de bebidas alcoólicas, 9% em tabaco e 1% em maconha. A dependência química é definida como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Alto Araguaia não há um levantamento específico sobre o percentual da população dependente do álcool, mas existe uma preocupação com a questão por parte da administração municipal. O prefeito Maia Neto (PR) orientou que um trabalho específico fosse desencadeado no município para atender os moradores locais dependentes de álcool. O álcool pode ter efeitos desastrosos no organismo. Seu consumo, principalmente na adolescência e na juventude, deixa marcas indeléveis no cérebro. “Nossa preocupação é com o humano. O que a prefeitura tem feito é ajudar essas pessoas dependentes do álcool. Os resultados tem sido satisfatórios. É um tratamento que terá continuidade em nosso município. O compromisso da nossa administração é com o ser humano. É um projeto que tem que ter continuidade”, destacou o prefeito. Os pacientes encaminhados para São José do Rio Preto têm total acompanhamento da prefeitura. Cada paciente em tratamento recebe três doses de uma vacina que desestimula o vício. “Foi um trabalho iniciado no início da gestão do prefeito Maia Neto. Recebemos muitos pedidos sobre esse problema que afeta tantas famílias em Alto Araguaia. Resolvemos então fazer uma licitação para promovermos o encaminhamento destes pacientes para trabalho em uma clínica especializada. Os relatos que temos é que o tratamento é satisfatório. Será uma ação que terá continuidade”, disse a secretária de Saúde Martha Maia Brandão.